Crie o hábito de escrever seus discursos

O hábito de escrever sermões deve ser cuidadosamente considerado.
Muitos oradores jamais escrevem qualquer sermão; poucos escrevem todos. De modo geral, a redação de esboços ou sermões completos tem sido gravemente negligenciada. As vantagens de se escrever os sermões, no entanto, excedem de longe as desvantagens. Essas vantagens devem ser avaliadas.


1. Escrever ajuda grandemente o trabalho da preparação, tornando mais fácil a concentração no tema. A aplicação mental é facilitada por qualquer ação corporal apropriada. Escrever envolve um elevado grau daquele controle do corpo que tanto contribui para o controle da mente. Ao mesmo tempo, tem a vantagem de possuir uma relação natural mais próxima com o pensamento de qualquer outro ato, exceto a própria fala. De fato, todo mundo sabe o quanto a escrita ajuda a evitar que os pensamentos divaguem.

2. Escrever um discurso também requer uma preparação mais detalhada. A pessoa que se prepara sem escrever pode levar a cabo todos os desenvolvimentos e expansões dos seus pensamentos até onde o discurso puder levá-los; mas quem o escreve tem de fazê-lo, é compelido a isso.

3. Além disso, escrever ajuda a desenvolver um melhor estilo. De forma geral, um discurso não escrito não consegue se igualar ao discurso escrito em correção gramatical, em precisão, concisão, lisura e polimento retórico. Essas são propriedades muitíssimo importantes no estilo, particularmente com relação às exigências de alguns públicos, ocasiões ou temas.

4. O hábito de escrever os discursos e sermões tende a ajudar o orador de várias outras formas. O discurso escrito pode ser usado em ocasiões subseqüentes sem a necessidade de nova preparação e, assim, frequentemente poupa bastante tempo e trabalho. Os sermões permanecem para publicação, caso se venha a desejar. Muitos oradores realmente excelentes, muitíssimos úteis para sua época, não deixaram senão um nome efêmero, a desvanecer. O orador bem-sucedido tem agora muitas oportunidades de publicar e poder aumentar sua influencia aproveitando essas oportunidades. Portanto, escrever tem uma série de vantagens, faça uso disso.

Por motivo de espaço, as dicas de oratória de todos os posts aqui no site são sempre resumidas. Isso é tratado detalhadamente no e-book que se encontra no anúncio ao lado.

Pense na possibilidade de fazer um curso online. Clique aqui






.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores