Como evitar o bloqueio de idéias

Muitas vezes e dada a quantidade de mensagens que já temos discursado, sentimos a necessidade de manter o nosso auditório atualizados e com mensagens frescas e prontas a serem consumidas rapidamente. É isso que eles procuram na hora de ouvir o seu discurso, pelo que é perfeitamente normal que sinta a necessidade de atualizar seu repertório regularmente. No entanto, com essas necessidades chegam também os problemas. Muitas vezes irá se sentir bloqueado e sem inspiração para discursar. Acredite, acontece comigo de vez em quando.


Para isso, é importante ter um método que possa ajudá-lo a ultrapassar uma fase de menor inspiração. Existem alguns que funcionam muito bem comigo e que pode funcionar com você também.

1. Mantenha-se atualizado
Dependendo da área que você exerce, é perfeitamente possível conseguir manter-se atualizado com notícias e novidades regulares que vão saindo no ramo que você próprio acompanha. Para manter-se atualizado é necessário desprender-se de algum tempo para dedicar-se à leitura e outros recursos possíveis, tais como: Jornais, revistas, livros, internet, noticiários, vídeos, companheiros de profissão ou de ministério, palestras, seminários, etc. Atualmente, existem hoje nas bancas de revistas, artigos para os mais variados seguimentos. Assista palestras de outros oradores. Pense na possibilidade de fazer uma reciclagem no ramo em que você atua.

2. Ouça mensagens ou discursos de outros oradores
Manter-se atualizado sobre o que os outros oradores estão discursando ou escrevendo é muito importante para a criação de um maior fluxo de idéias em sua mente. Procure conhecer todos os outros oradores/preleitores de seu nicho, escreva-os, mantenha-se atento ao que eles estão dizendo. Poderá aproveitar também para construir uma relação de amizade e profissionalismo com alguns deles. É sempre importante relacionar-se com outros oradores e partilhar idéias em comum. Lembre-se, o apóstolo Paulo declara que somos cooperadores.

3. Releia seus discursos antigos
É com regularidade que muitos oradores por vezes se esquecem do potencial existente em antigos discursos. Muitas vezes existem discursos e sermões que nunca chegaram a atingir o estrelato simplesmente porque eram incompletos na época ou estavam mal otimizados ou não estava totalmente amadurecidos. Com isso poderá aproveitar algumas das idéias descritas e formular um novo sermão abordando o assunto de uma forma mais acentuada.

4. Anote tudo o que vier à mente
Tenha como método, o hábito de anotar todas as idéias que vier à mente. Mesmo que pareça irrelevante no momento. Uma das pessoas que me causou enorme influencia na minha juventude foi o Reverendo Isaac Martins Rodrigues da cidade de Abreu e Lima do estado de Pernambuco. Certa vez o ouvi dizer: “Sempre que vier uma idéia ou uma mensagem em sua mente, anote. Pode não fazer diferença para você agora, mas poderá fazê-lo depois”. Nunca me esquecerei destas palavras e até aqui tem funcionado muito bem.
Por motivo de espaço, as dicas de oratória de todos os posts aqui no site são sempre resumidas. Isso é tratado detalhadamente no e-book que se encontra no anúncio ao lado.

Pense na possibilidade de fazer um curso online. Clique aqui





.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores