Contingências de reforço. O que é isto?

Este termo técnico da psicologia comportamental (ou análise do comportamento) refere-se a relação que existe entre o organismo (a pessoa) e as estimulações ambientais (estímulos que as pessoas recebem). 
Por exemplo, se toda vez que uma criança escovar os dentes você fizer um carinho nela podemos dizer que você está contingenciando o comportamento de escovar os dentes na criança... Continuar >
aumentado a probabilidade deste comportamento acontecer no futuro. Pois, carinho é um reforço positivo que permite o aumento da frequência de um comportamento que queremos adicionar ao repertório comportamental da pessoa.

O contrário, se toda vez que a criança escovar os dentes você bater na criança, punindo-a, você vai diminuir a frequência deste comportamento. Ocorrerá um reforço negativo de fuga/esquiva, ou seja, haverá a probabilidade de diminuir a frequência do comportamento de escovar os dentes na criança. O reforço negativo subtrai um comportamento do repertório da pessoa.

O ideal é associar coisas boas com coisas boas. Por exemplo: Ir à Igreja é uma coisa boa, portanto uma criança deveria ser estimulada positivamente ir à Igreja e não ser tratado como algo punitivo. Todas a boas virtudes devem ser tratadas positivamente, tal como respeitar o próximo, honrar pai e mãe, amar à Deus sobre todas as coisas, entre outras... Tente guia-los no caminho certo para que mais tarde não venhas a reclamar a razão de os filhos estarem rebeldes. A Bíblia diz: Ensina a criança no caminho em que deve andar...

2 comentários:

  1. A isso chamamos de transmissao da fé , por meio do conhecimento da relação da fé com a ciencia do comportamento operante ,isto é essa passagem deve ser estimulada sempre mais ,pois só assim garantiremos geraçoes boas para o futuro !!!

    ResponderExcluir
  2. A isso chamamos de transmissao da fé , por meio do conhecimento da relação da fé com a ciencia do comportamento operante ,isto é essa passagem deve ser estimulada sempre mais ,pois só assim garantiremos geraçoes boas para o futuro !!!

    ResponderExcluir

Seguidores