Nosso papel na Grande Comissão

Muitos de nós permitimos que sementes de dúvidas germinem no solo dos nossos pensamentos e cresçam a ponto de nos sentirmos desanimados ou deprimidos por não vermos de imediato os frutos do nosso trabalho como pregador do evangelho.
Isso acontece porque não entendemos direito qual é o nosso papel na grande comissão. O apóstolo Paulo disse:“Eu plantei, Apolo regou; mas o crescimento vem de Deus”

É preciso compreender que fomos chamados para plantar ou regar, mas nunca para dar o crescimento. O novo nascimento (conversão) é algo sobrenatural – Não temos controle disso. Jesus disse a Nicodemos que o vento sopra onde quer, mas não sabe de onde vem nem para onde vai. Assim é aquele que é nascido do Espírito. Ele estava falando da conversão ou ‘Novo nascimento’. O êxito do pregador na grande comissão está em obedecer no cumprimento da tarefa de plantar ou regar, mas nunca de fazê-lo crescer. Essa tarefa fica só para Ele.

Um dos pregadores mais famoso em toda a escritura foi o justo Noé. Ele ficou conhecido na Bíblia como o ‘pregador da justiça’ (2 Pe. 2.5). Pregou a mensagem de arrependimento por cerca de 120 anos sem nunca desanimar. O mais interessante de tudo é que Noé nunca chegou a ver o fruto do seu trabalho como pregador. Na verdade ninguém nunca se converteu com sua pregação. Que diremos, pois? Que ele fracassou? De maneira alguma. Ele teve êxito de entregar a mensagem com fidelidade até o fim. Mesmo estando ocupado com a construção da arca. Deus o havia chamado para pregar e construir, mas não para converter ninguém. Quando vier o desanimo em seu ministério, lembre-se desse homem.

Conta-se que D. L. Moody sentiu-se desanimado por não ver de imediato os resultados do seu trabalho no início do seu ministério. Até que entendeu este princípio. Como ele mesmo disse: “Deixe os resultados nas mãos de Deus!”. Fomos chamados para ser fiéis e cumprir a tarefa de levar o ’...evangelho a toda criatura’, mas não para salvar toda criatura. Sem dúvida alguma, Deus nunca pedirá que uma pessoa cause a salvação de outra pessoa – Só Jesus Cristo pode fazer isso.

É importante lembrar também que nem todos a quem Jesus pregou ou fez milagre, atendeu o chamado. Basta lembrar do jovem rico (Mc.10.17-22); dos samaritanos (Lc.9.51-56); dos gadarenos (Mt.8.34); dos seus vizinhos (Mc.6.1-6); de seus próprios irmãos (Jo.7.5). Ele mesmo alertou a seus discípulos dizendo: “- Se o mundo vos odeia, sabei que a mim odiou primeiro” (Jo.15.18).
Nem todos a quem o erudito Paulo – apóstolo dos gentios pregou – se converteu. Há alguns, ele quase o persuadiu. ...quase!!!
Mas Pedro (o pescador) no dia de pentecostes pregou apenas ‘um’ sermão e com esse ‘um’ sermão arrebanhou de uma só vez quase três mil almas. Entendeu? ...Quase três mil almas!!!
Mais uma vez digo: - Não temos controle dos resultados. E graças a Deus por isso!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores