Como testemunhar de Cristo sem medo

Você teve a oportunidade de testemunhar de Cristo para alguém e não fez? É possível conduzir outros à fé em Cristo sem deixar de ser você mesmo ou ser ofensivo? Você consegue falar de todos os assuntos com seus familiares e amigos, mas quando se trata do Reino de Deus você sente dificuldades? Ou porque tem medo? Essas e outras questões serão tratadas aqui detalhadamente.


Deus tem nos chamado para ser uma testemunha.
A Bíblia não nos apresenta o testemunhar como uma atividade adicional feita somente por pequenos grupos em especial. Deve ser parte da vida cristã diária, onde quer que surja oportunidade.

Deus age ao seu redor criando oportunidades
Criar oportunidades para testemunhar é tarefa Dele; nossa parte deve ser obedecer, tirar proveito desses momentos que Deus proporciona. Veja: At. 16.6; 17.16-23; Cl. 4.2-6

Superando o medo de testemunhar
Deus nos dá a oportunidade com a promessa de seu poder. Apesar disso, simplesmente dizemos: “NÃO”. Por causa do medo, nosso “NÃO” vem acompanhado de várias justificativas e frases defensivas.
No entanto, dizer não à Deus por qualquer razão é pecado.
Segundo um estudo recente, a maioria de nós raramente testemunha por causa de quatro temores:
1) Medo de ser rejeitado;  2) Medo de não saber o suficiente; 3) Medo de ofender a um amigo ou parente; 4) Medo de ser ridicularizado ou perseguido.

1.       Medo de ser rejeitado.
a)       Isso acontece porque compreendemos mal o nosso papel, entendendo que temos um papel na
transformação de uma pessoa das trevas para a luz. Fomos chamados à pregar, não para salvar.
b)       Sem dúvida, Deus nunca pedirá que uma pessoa cause a salvação de outra pessoa.
c)       Êxito no testemunhar não tem nada a ver com levar alguém ao Senhor, mas no cumprimento da tarefa de testemunhar.
d)       Mesmo que seus pés e voz tremam, mesmo que você se equivoque em algumas palavras, Deus ainda pode usar seu testemunho. No entanto, Deus não pode usar o seu silêncio.
e)       As pessoas que não entregam suas vidas à Cristo quando você testemunha a elas, não rejeitam você. Elas estão rejeitando à Cristo. Elas estão rejeitando a Palavra de Deus. Nunca a você.
f)         Todos a quem Jesus pregou, o aceitou? Não. Lembra do Jovem rico? Dos gadarenos? Dos seus conterrâneos? De seus próprios irmãos?
g)       Se alguém a quem você testemunhou rejeita à Cristo, a culpa é sua? Não. Esta é uma área em sua vida em que não se pode ter mérito pelas vitórias ou culpa pela rejeição. Não há como falhar.

2.       Medo de não saber o suficiente.
a)       Uma pesquisa revelou que a maioria dos cristãos que conduzem um não-cristão à Cristo o fazem no primeiro ou segundo ano após se converterem.
b)       Um conhecimento abundante não é um requisito para alguém ser um instrumento de Deus.

3.       Medo de ofender a um amigo ou parente.
a)       Com freqüência dizemos que faríamos qualquer sacrifício por alguém a quem amamos, mas quando é o momento de ajudá-los a tomar a mais importante decisão de suas vidas. A eternidade. Colocamos um monte de dificuldades e barreiras.
b)       Se você ver um carro vindo em direção de um amigo ou parente, dirá a ele: “Cuidado!” ou permitirá que o atropele porque não quis gritar para que ninguém se assuste? O inferno é real. Você optará ficar calado e deixar que seus amigos e parentes vá para lá?

4.       Medo de ser ridicularizado ou perseguido.
a)       Alguns cristãos raramente experimentam perseguições. Uma das razões é que os cristãos não parecem o suficiente com Cristo. Parecem mais com agentes secretos onde ninguém pode saber que ele é cristão. Você acha que não vale apena correr o risco do ridículo ou até da perseguição por falar a um não-crente a respeito de Cristo? Leia o que se diz dos apóstolos por terem sofrido perseguição:
“Chamando os apóstolos, açoitaram-nos e, ordenando-lhes que não falassem em nome de Jesus, os soltaram. E eles se retiraram do Sinédrio regozijando-se por terem sidos considerados dignos de sofrer afronta por este Nome.” At. 5.40-41
b)       O que o que o apóstolo Paulo, um erudito do primeiro século falou em Rm. 1.16? Vejamos:
“Pois não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê, primeiro do judeu e também do grego”
c)       Em Marcos 8.38 Jesus deixou as coisas bem claras:
“Porque qualquer que, nesta geração adúltera e pecadora, se envergonhar de mim e das minhas palavras, também o Filho do Homem se envergonhará dele, quando vier na glória de seu Pai com os santos anjos.”
d)       Ainda em Apocalipse 21.8 Ele disse:
“Quanto, porém, aos covardes... a parte que lhe cabe será no lago que arde com fogo em enxofre, a saber, a segunda morte."
E você? Está envergonhado do evangelho de Cristo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores