O teste do Luminol

Eu e minha esposa gostávamos muito daquele seriado chamado C.S.I - Investigação Criminal, série dramática norte-americana exibida pelo canal CBS. A série é centrada nas investigações do grupo de cientistas forenses do departamento de criminalística da polícia de Las Vegas, Nevada. Estes cientistas desvendam crimes e mortes em circunstâncias misteriosas e pouco comuns. A série, criada por Anthony E. Zuiker, estreou em outubro de
2000 nos Estados Unidos (em abril de 2001 no Brasil). Um dos materiais de trabalho que mais me chamava atenção neste seriado era o Luminol.
O teste do luminol
Grande parte da cena de investigação criminal , também chamada criminalística , é baseada na noção de que nada desaparece sem deixar vestígios. Isto é particularmente verdade para as vítimas da criminalidade violenta. Um assassino pode se livrar do corpo da vítima e limpar as manchas de sangue, mas sempre haverá algum resquício. Minúsculas partículas de sangue se prenderão às superfícies que foram anos e anos, sem que ninguém saiba que estavam ali.
A idéia básica do luminol é revelar estes traços com uma reação química produz luz entre diversas substâncias químicas ea hemoglobina , uma proteína que transporta oxigênio no sangue. As moléculas quebram e os átomos se combinam para formar moléculas diferentes. Nesta reação em particular, os reagentes(moléculas originais) têm mais energia do que os produtos (moléculas resultantes). As moléculas se livram da energia extra sob a forma de visível fótons de luz . Este processo, geralmente conhecido comoquimiluminescência , é o mesmo fenômeno que faz vaga-lumes e os bastões luminosos brilhem. Os investigadores pulverizam uma área suspeita, apagam as luzes, fecham as janelas e olhar para uma luz verde ou azulada. Se houver vestígios de sangue na área, essas luzes aparecerão.

Qual o propósito da Lei?
Deus nos dá a lei para levar-nos a reconhecer que existe algo de terrivelmente errado em nossa vida, e que a morte – morte espiritual – é a conseqüência fatal disso. Essa lei é um conjunto de princípios que irá aguçar nosso julgamento moral, para que possamos identificar o pecado. Os Dez Mandamentos constituem a essência básica da lei. Eles são como o luminol que revela o nosso pecado onde quer que seja encontrado. Ou como um grande aparelho de Raios-X, que revelam a estrutura óssea de nossa pecaminosidade. As primeiras quatro chapas dizem respeito ao nosso relacionamento com Deus. As outras seis abordam nosso relacionamento com os homens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores