Por quanto tempo devemos discursar?

Sempre que estou palestrando, algumas pessoas me perguntam sobre quanto tempo deve durar um discurso. A resposta é sempre a mesma: Você deve falar pelo tempo necessário, de acordo com a importância. Como explicar? Vejamos, quando o papa João Paulo II fazia uma declaração, ainda que quase inaudível, ele era importante o suficiente para falar o tempo que desejasse. Por outro lado, se for um presidente declarando guerra, teremos de escutá-lo até pela importância e repercussão do assunto.


Os líderes políticos, de uma forma geral, adoram falar por um longo tempo. Fidel Castro, de Cuba, era conhecido pelos seus famosos discursos de 4 a 6 horas.
Quase sempre, pessoas que falam muito o fazem de improviso. Quem tem um texto pronto, já escrito, possui noções mais corretas de quanto tempo levará falando.
Depois de algum tempo de prática, você poderá simplesmente anotar os tópicos principais do assunto. A matéria já estará totalmente ordenada em sua mente e as anotações servirão apenas para que não esqueça nenhum detalhe. Vamos discorrer sobre os tempos considerados ideais:

1. Saudação a um palestrante ou conferencista.
O palestrante é apresentado por alguém já conhecido dos espectadores. A saudação não deve durar mais de 3 minutos.

2. Palestras, simpósios.
Normalmente um palestrante é convidado para falar sobre a sua especialidade. Os empresários com freqüência recorrem a especialistas em finanças para verdadeiras aulas de como enfrentar o mercado naquele momento especial. Geralmente, esta fala dura em torno de 1 hora. Mais do que isso vai cansar a platéia, também não se deve falar por pouco tempo, pois os empresários que pagaram se sentiriam frustados.

3. Reuniões de diretoria.
A menos que você tenha de ler um relatório enorme, o ideal é falar de 1 a 3 minutos. Se você se estender demais, vai tirar toda a atenção do foco principal da reunião.

4. Agradecimento.
Você foi homenageado, recebeu uma promoção, enfim, vai ter de agradecer. Não fale mais de 3 minutos.

5. Políticos ou ideológicos.
Talvez você tenha de defender uma idéia perante outras pessoas, ou então é candidato a certo cargo. Treine o seu discurso para não ser muito rápido nem tão longo. O ideal é falar de 3 a 5 minutos. No caso de um comício, falar muito pouco pode frustrar a multidão. Não precisa discursar por 6 horas como Fidel Castro. O tempo ideal é de 10 a 25 minutos.

6. Para vender.
Se você vai vender um produto, ou mostrar a qualidade dele para varias pessoas, fale durante 3 a 5 minutos.

7. Religiosas.
No caso de discurso religioso, o tempo pode se variar de acordo com a ocasião:
Sermão (20 a 35 minutos)
Casamento (10 a 20 minutos)
Oração pública (2 minutos)
Batizado (5 minutos)
Funeral (10 a 20 minutos)

Por motivo de espaço, as dicas de oratória de todos os posts aqui no site são sempre resumidas. Isso é tratado detalhadamente no e-book que se encontra no anúncio ao lado.

Pense na possibilidade de fazer um curso online. Clique aqui

Espero que o tenha ajudado. Até o próximo artigo. Aguardem!


.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores