É comum ouvir algumas pessoas afirmarem que não sabem organizar seus discursos ou sermões. Por isso, muitos recorrem ao ‘Falar de improviso’, ou seja, sem o uso de recursos externos, apenas com as idéias do momento. Crie pastas para arquivar seus discursos. Você precisará de duas pastas, sejam elas de papel, plásticos, de trilho, suspensa, etc. De acordo com a sua necessidade.
Coloque uma etiqueta com o rótulo “SERMÃO EM PREPARO” em uma das pastas. Pronto! Todos os sermões inacabados, incompleto serão depositados nesta pasta. Arquive todas as anotações, idéias, ilustrações, recortes de jornais, pensamentos ou qualquer conteúdo que achar necessário. Ela servirá como uma verdadeira fonte para um futuro sermão. Vá construindo seu sermão gradativamente dia após dia, na proporção que as idéias forem surgindo. Não se apresse para concluir um sermão. Muitas vezes é melhor deixar depurando.
Agora vamos para a segunda tarefa. Coloque uma etiqueta com o rótulo “SERMÃO PRONTO” na segunda pasta. Esta é a pasta que conterá seus sermões já concluídos, prontos para usá-los. Guarde as duas pastas sempre juntas uma da outra, assim ficará mais fácil organizar seus discursos e sermões.
Seja flexível! Sempre que um sermão precisar de atualização, devolva-o para a pasta intitulada “SERMÃO EM PREPARO” para que você possa alterar, excluir ou adicionar novos conteúdos ou ilustrações. Deixa-o por lá até que esteja totalmente concluído e apto para retornar para a pasta “SEMÃO PRONTO”
Crie o hábito de anotar tudo. Sempre que possível, mantenha papel e caneta sempre à mão. Eu por exemplo, costumo andar com uma caneta e um pedaço de papel no bolso da camisa. Faço isso há um bom tempo e até aqui tem funcionado muito bem.
Lembrem-se, novas idéias poderão surgir a qualquer momento e quando elas chegarem, não perca tempo. Anote-as! A inspiração não tem hora nem lugar para chegar em nossa mente. Pode ser no carro, no ônibus, na fila do banco, na sala de espera de um cartório (Como no momento em que escrevi este post), ou até mesmo debaixo do chuveiro.
Não se esqueça de ler livros ou ver um filme que tenha relação com sua atuação de trabalho. Isso ajuda-nos a manter nos sintonizados.
Por motivo de espaço, as dicas de oratória de todos os posts aqui no site são sempre resumidas. Isso é tratado detalhadamente no e-book que se encontra no anúncio ao lado.
Pense na possibilidade de fazer um curso online. Clique aqui
Espero que o tenha ajudado. Até o próximo artigo. Aguardem!
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário